Dados Gerais

Compartilhe:

Município: Panambi/RS

Região Turística: Rota das Águas, Culturas e Sabores
Prefeito: Gustavo Cavalheiro

Vice-Prefeito: Alcindo Scholten

População: 43.515 pessoas (Censo 2022, segundo IBGE https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/panambi/panorama)

Altitude: 480m
Clima: Subtropical
Distância de Porto Alegre: 380 km
Vias de Acesso: BR 158, BR 285

  

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS - DEPARTAMENTO DE TURISMO:

Telefone: (55) 3376 9120 (55) 98402-7519

E-mail: turismo@panambi.rs.gov.br

Responsável pelo setor: Kelin Pereira Linn - Turismóloga (cfe Portaria 1191/2023)

ENDEREÇO DA PREFEITURA MUNICIPAL:

Av. Konrad Adenauer, 1870

Bairro São Jorge

Cep: 98.280-000

Telefone: (55)3376 9100 Ramal 718

E-mail: prefeitura@panambi.rs.gov.br

 Página oficial: http://www.panambi.rs.gov.br   

 

 PANAMBI - A cidade das Máquinas no Vale das Borboletas Azuis

O município de Panambi localiza-se na Região Noroeste Colonial do Estado do Rio Grande do Sul, no entroncamento das rodovias BR-285 e BR-158 e pertence à região turística da Rota das Águas, Culturas e Sabores. Tornou-se conhecida como Cidade das Máquinas devido ao potencial de seu grande e diversificado parque industrial, fruto do empreendedorismo de seu povo - característica presente desde o início da colonização, com destaque para as ferrarias, serrarias e outras oficinas artesanais.

A povoação, de origem portuguesa, ocorreu a partir de 1820 e a colonização, de origem alemã, iniciou com a fundação da Colônia chamada "Neu-Württemberg" a partir de 1898.

Dentre as características herdadas da colonização alemã, é pertinente citar: a língua, a religiosidade, a educação e a gastronomia. A comunicação na língua alemã ainda é comum dentre os panambienses. Na educação o Município é referência com relação ao ensino tecnológico e profissionalizante. Na gastronomia, há a presença de diversos pratos originalmente germânicos, como: Käsekuchen (cuca de requeijão), Eisbein (joelho de porco), Sauerkraut (chucrute), Salzbrezel (rosca de sal), Leberkäse (pão de carne), Streuselkuchen (cuca de farofa), Apfelstrudel (folhado de maçã), Bienestich (bolo de amendoim), entre outros quitutes, que podem ser saboreados nas padarias, confeitarias e restaurantes da cidade.

A cidade prima pela conservação do meio ambiente e valorização da cultura, sendo que os grupos de danças e os corais estão sempre presentes nos eventos locais.

 (Texto: Cláudia J. Schirmer - Agente de Turismo e Têmia Wehrmann - Coordenadora do MAHP)

 

Origem e significado do nome

Conforme pesquisas históricas acerca dos nomes que a cidade recebeu, consta que Panambi tem origem vocabular na língua tupi-guarani, significando borboleta. Contam os antigos que na época da escolha deste nome, muitas borboletas sobrevoavam esta terra de verdes vales cortado pelas águas cristalinas do Rio Fiúza, sendo que a espécie que mais se destacava era a borboleta azul.